Tecnologia e sustentabilidade se tornam aliados da Engenharia Civil

Tecnologia e sustentabilidade se tornam aliados da Engenharia Civil

Está pensando em iniciar um curso de Engenharia Civil? Saiba que para trilhar uma carreira de sucesso não basta apenas gostar da área de exatas. Muito mais do que trabalhar em obras, a graduação em Engenharia Civil hoje em dia oferece um nicho grande de atuações e o bom profissional foge das execuções básicas da área.

Com a questão da responsabilidade ambiental, adotada pela maioria das empresas do ramo, o novo conceito de construção sustentável passou a fazer parte do dia a dia do Engenheiro Civil. Além do respeito com os recursos naturais ao planejar e construir um empreendimento, por exemplo, o profissional deve se preocupar com os custos de materiais, disponibilidade financeira e tempo de execução da obra.

O uso de ferramentas mais atuais para auxiliar nesse controle administrativo bem como a busca por alternativas variadas como uso de produtos ecológicos e reciclagem, elevam o conceito da organização perante a sociedade. E para o profissional mais antenado com as demandas do mercado, a proposta de aliar tecnologia e sustentabilidade favorece a elaboração de projetos modernos e consequentemente mais valorizados.

Para quem acabou a faculdade de Engenharia Civil e ainda está formando um perfil profissional, apostar no conceito de construção sustentável pode ser um diferencial no currículo. Entre as dicas que englobam esta nova forma de atuação estão:

-Elaboração de projetos inteligentes – cuja proposta é utilizar ao máximo as características do terreno disponível para a obra, valorizando na construção a iluminação solar, por exemplo.

-Redução da poluição – apostar no uso de ferramentas e estruturas inteligentes que podem ser reaproveitados como os andaimes de metal, ao invés dos tradicionais andaimes de madeira, mais comuns na construção civil. Além disso, organizar as sobras dos materiais para ao final da construção fazer uma reciclagem.

-Utilização de materiais ecológicos – nos dias atuais é possível encontrar muitas opções de produtos ecológicos, que colaboram com a sustentabilidade de uma construção como plástico reciclado, madeira de reflorestamento, etc.

-Investir na eficiências energética – os empreendimentos mais modernos já estão sendo construídos com maior aproveitamento de recursos naturais como a energia solar, por exemplo.

-Adotar a prática de aproveitamento da água – na engenharia civil é possível reutilizar água em várias atividades. Também já existe no mercado modelos de torneiras mais e encanamentos mais resistentes aos imprevistos.

Deseja iniciar os estudos com uma bolsa em Engenharia Civil?

Aproveite as bolsas de estudo disponíveis pelo Educa Mais Brasil e aumente suas chances no mercado de trabalho! O programa possui vagas liberadas para ingresso em 2018.2 e oferece descontos de até 70% para cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil e várias outras áreas do conhecimento.

Faça sua inscrição gratuita em www.educamaisbrasil.com.br, confira as oportunidades para sua localidade e garanta seu diploma de ensino superior pagando mensalidades que cabem no seu bolso.

Via - www.educamaisbrasil.com.br