O segredo do sucesso na indústria da construção civil

O segredo do sucesso na indústria da construção civil

Para os empresários do ramo da construção civil, imobiliário, arquitetura e ligados ao segmento, no final ao início, e também no meio do ano, é a época de fazer um balanço dos resultados da empresa. Nem sempre os mesmos são satisfatórios. O motivo: falta de planejamento e muito foco em apagar incêndios empresariais.

As instituições devem ter um rumo definido ano a ano. Porém, não são todos os empreendedores que entendem a importância de definir suas estratégias, objetivos e metas de negócio. 

Hoje a competitividade, aumento da produtividade, redução de custos/desperdícios e busca pela excelência das obras e projetos, está cada vez maior. 

Planejar estrategicamente não é uma missão impossível. O empresário deve seguir três passos, independente do tamanho e do negócio da empresa. O primeiro é definir para onde a instituição deseja ir.

A segunda etapa é um diagnóstico da instituição. É preciso analisar profundamente o ambiente externo (ambiente geral, cenários futuros, oportunidades e ameaças) à corporação. 

Depois de estabelecer os rumos da empresa e de diagnosticar sua atual situação, o empresário deve definir as ações para a expansão de mercado e diferenciação. Essa é a terceira fase do planejamento. É necessário promover liderança em diferenciação, custos e foco, envolvendo toda a cadeia de valor da instituição para que todos os profissionais ajam em conjunto para a conquista dos objetivos planejados. 

E esta última etapa é finalizada com o Plano de ação que envolve aspectos técnicos, administrativos e gerenciais, visando um equilíbrio entre a responsabilidade individual e o compromisso coletivo. Tal plano consiste num conjunto de objetivos e metas, estabelecidos em função da missão, para chegar à visão, definidos nestes objetivos e metas num espaço de tempo a curto, médio e longo prazo.

É importante salientar que planejamento estratégico é fundamental, tanto para empresas privadas, instituições públicas e profissionais.

Além de deixar a empresa melhor preparada para as adversidades do mercado, o planejamento estratégico é capaz de conquistar e fidelizar clientes. 

 
Fonte: Exame