Conheça a ponte de Öresund, uma maravilha da engenharia moderna

Conheça a ponte de Öresund, uma maravilha da engenharia moderna

A ‘’Ponte Impossível’’ como é chamada carinhosamente a surreal Oresund é uma gigantesca ponte de aço estaiada em meio ao mar Báltico liga Copenhague (Dinamarca) e Malmö (Suécia) cortando um estreito que separa os dois países através do mar.

Ela é uma das mais singulares obras de arte do Norte da Europa e o exemplo perfeito do poder da colaboração transfronteiriça em obras de engenharia. É também uma das mais fotografadas pontes do mundo, muito graças à ilha artificial, localizada no meio do estreito de Öresund, que serve de interface de transição para um túnel subaquático (e subterrâneo) com cerca de 4 quilômetros de comprimento. A estrutura, que é a mais longa ponte ferroviária e rodoviária da Europa, com um tabuleiro de 8 quilômetros de extensão.

A fabulosa ponte é a concretização de um sonho de mais de um século. Os engenheiros e arquitetos envolvidos em sua construção conseguiram, devido ao seu gênio criativo, transformar o impossível em realidade palpável e translumbrante. Desde 1872 dois países estudavam uma forma de construir uma via de comunicação perene entre eles , sem sucesso devido à dificuldades intrínsecas da obra.
Em 1991 foi assinado um acordo para sua implementação, o planejamento da ponte foi levado a cabo em 1994 e a construção teve início em 1995.
Em 2000 a princesa da Suécia e o príncipe da Dinamarca inauguraram juntos a ponte.

Envolta em condições inóspitas e perigosas, exposta a temperaturas baixíssimas -200 C e ao ambiente marinho que oferece perigo de colisões em navios ou geleiras, exposição às tempestades e outros flagelos do rigoroso clima europeu, a ponte foi desde o começo um desafio. Todos esses fatores exigiram precisão milimétrica e tecnologia avançada para desenvolver uma obra com expectativa de vida útil para no mínimo 100 anos.

Para atingir esse objetivo foi necessário utilizar os mais avançados recursos tecnológicos e os mais refinados parâmetros em termos de qualidade, segurança e planejamento detalhadíssimo. O resultado de todo esse esforço foi Oresund uma engenhosa obra arquitetônica que reúne técnicas de construção primorosas e impressionantes em um design único e futurista.

O complexo da ponte é formado por:

– Ponte
– Submarino
– Ilha artificial

Fonte: civilizacaoengenheira.wordpress.com