Trabalho do engenheiro de meio ambiente ganha relevância

Trabalho do engenheiro de meio ambiente ganha relevância

O trabalho do engenheiro de meio ambiente nunca foi tão popular e urgente como nos últimos tempos. Mudanças climáticas e o descaso diante de questões ambientais fizeram com que esse campo específico da engenharia se popularizasse e recebesse a relevância necessária.

“É uma profissão multidisciplinar, com vários focos de atuação, entre eles o gerenciamento de condições ambientais, que é o meu caso. E dentro disso você pode trabalhar com um leque diversificado de áreas, como a de poluentes atmosféricos e de saneamento básico”, explica.

“No começo da carreira tive experiência com gerenciamento de passivos ambientais, que consiste na identificação e detalhamento da área contaminada e sua remediação, descontaminação. Depois fui trabalhar diretamente com saneamento ambiental, onde atuo hoje em dia”, completa Vizioli, cujo cotidiano alterna entre avaliações em campo e trabalho no escritório.
“É um trabalho intrínseco ao da construção civil”, salienta ele, sempre deixando claro que, no seu caso, o serviço está ligado à questão urbanística da área analisada. 

Aos interessados em suprir essa demanda, ele aconselha: além da formação técnica, aprenda inglês e até alemão, pois muitos contratos usam normas comuns nesses idiomas. 

Via vagas.com.br